NACARATO | Dr. Paulo Mello Freire Nacarato



Telefone: 11 3062.2443





Implantes Dentários



Muitas pessoas acham que um sorriso abre as portas para o mundo, seja na prospecção de um emprego, seja no relacionamento com os amigos ou nos encontros amorosos. Infelizmente, a maioria dos adultos já perdeu um ou mais dentes devido a acidentes, falhas em tratamentos de canal, cáries e /ou doença periodontal. Felizmente, com a descoberta da ósseo integração há mais de 40 anos, tornou-se possível substituir as raízes naturais perdidas por parafusos de titânio, os chamados implantes dentários.



O que são implantes dentários?


O implante dentário é um parafuso cilíndrico de titânio que é cirugicamente instalado dentro do tecido ósseo, onde antes existia um dente natural. Após o período de calcificação do osso ao redor do implante (período de ósseo-integração), tempo este que pode variar de 30 a 180 dias, procede-se à confecção de uma coroa de porcelana que será presa ao implante através de um parafuso. O implante dentário ajuda a diminuir o processo de perda óssea nos ossos maxilares, e proporciona aos clientes um conforto muito maior quando comparado as próteses fixas, totais (dentaduras) e removíveis (pererecas).



Quais as vantagens dos implantes dentários?


Uma vantagem significativa dos implantes dentários é que eles não sobrecarregam os dentes naturais, como acontece nas próteses fixas e removíveis ("pererecas"). Os implantes dentários tem se tornado um procedimento corriqueiro, cada vez mais ao alcance do clínico geral e dos pacientes, com um mínimo de "stress" e dor. Os resultados obtidos com implantes e próteses sobre implantes são impressionantes. Há vários trabalhos científicos mostrando que há um aumento da sobrevida de pessoas na terceira idade, quando estas recebem em suas bocas próteses fixas ou sobre-dentaduras retidas por implantes, devido a um aumento da eficiência mastigatória, auto-confiança e auto-estima.



Como são feitos os implantes dentários?


Uma vez que se defina os implantes dentários como o tratamento de escolha, o cirurgião dentista insere cirurgicamente o parafuso de titânio dentro do osso, para que este calcifique ao redor dos implantes, processo chamado de ósseo-integração. Assim que o implante dental é instalado dentro do osso, coloca-se um parafuso de proteção no topo do implante, até que se atinja a ósseo-integração que varia de 30 a 180 dias, dependendo das condições ósseas e do tipo e marca de implante utilizado.



Saiba mais sobre implantes dentários:

Qual o perfil para receber implantes dentários?


Você deve sempre consultar um cirurgião dentista especialista em Implantodontia, alguém muito bem indicado por parentes e amigos. Este profissional explicará tudo o que for necessário a respeito de tempo de tratamento, vantagens, desvantagens, riscos e custos. De uma maneira geral, o candidato ideal para receber implantes dentários e próteses sobre implantes deve ter uma boa saúde global. Doenças sistêmicas como o diabetes, hipertensão arterial, osteoporose, pessoas que tomam anti-coagulantes, etc. podem receber implantes dentários, desde que sejam acompanhadas e liberadas por um médico de confiança. Vários fatores podem contribuir para você não ser o candidato ideal, tais como: câncer, tratamento quimioterápico, radioterápico, imunosupressão, gravidez, fumo, dependência química, má higiene oral, doença periodontal crônica e idade (não se recomenda realizar implantes dentários antes dos 18 anos).



Quais os cuidados pós reabilitação com implantes?


Para que o tratamento com implantes dentários e as próteses sobre eles tenha sucesso e durabilidade, é fundamental que se utilize após cada refeição o fio dental, escova inter-dental e escova dental com pasta própria para implantes. Aparelhos que emitem fortes jatos de água para ajudar na remoção dos resíduos maiores e da placa bacteriana e bochechos com soluções bactericidas, também podem incrementar o "arsenal para higiene oral". Tão importante quanto os cuidados diários de responsabilidade do paciente, são as visitas regulares de "check up", que devem ocorrer de 4 em 4 meses, no mínimo.

Uma importante decisão…

Implantes dentários são um investimento significativo, tanto para a saúde geral como para recuperação da auto-estima e auto-confiança. Cuidar da saúde bucal é algo muito importante, pois nada melhor que sentir o prazer de saborear os alimentos, sorrir e ser feliz.